Reinos de Guilenor

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Reinos de Guilenor

Fórum da mesa Reinos de Guilenor, uma mesa de RPG no universo de Guilenor.


    Atributos, Habilidades e Especializações

    Lucas
    Lucas


    Mensagens : 112
    Data de inscrição : 11/12/2017
    Idade : 28
    Localização : No Sul

    Atributos, Habilidades e Especializações Empty Atributos, Habilidades e Especializações

    Mensagem por Lucas Qui Ago 27, 2020 7:06 am

    Atributos e Habilidades

    Atributos são capacidades intrínsecas ao seu personagem, subconscientes, físicas ou inatas. Habilidades, por outro lado, são perícias e conhecimentos adquiridos através da experiência.

    Tanto atributos quanto habilidades tem o limite no nível 5, normalmente. Atributos iniciam todos no nível 1, enquanto habilidades iniciam no nível 0.
    O limite para aumentar níveis em qualquer atributo é a soma dos seus níveis nas habilidades relacionadas a ele + 1. O limite para aumentar o nível em qualquer habilidade é a soma dos níveis adquiridos (os iniciais não contam) nos atributos relevantes para aquela habilidade. Você pode encontrar uma lista dos atributos relacionados a cada habilidade mais abaixo neste tópico, após a descrição das habilidades.

    Ex.: Para aumentar o seu atributo de Expressão para 4, a personagem precisa ter 4 na soma dos níveis relacionados: Rituais, História, Línguas, todas as habilidades do Aspecto da Alma, no mínimo. Ou seja, ela deve ter Línguas 4, ou História 2, Línguas 1 e Sedução 1, por exemplo.

    Ex.: Para aumentar o seu nível de Estratégia para 3, a personagem precisa ter 3 pontos investidos nos seguintes atributos relacionados: Inteligência, Memória, Criatividade e Percepção, no mínimo. Ou seja, ela deve ter Inteligência 4, ou Inteligência 2, Memória 2 e Criatividade 2.

    Tanto atributos quanto habilidades e especializações podem ser rolados a pedido de um narrador, às vezes em rolagens combinadas, a critério do narrador e dependendo da situação. Cada ponto em um atributo ou habilidade corresponde a 1d6.

    Ex.: Se você tem Persuasão 3, você joga 3d6 em testes de Persuasão. Se você tem 2 de Força, você rola 2d6 em testes de Força.

    Atributos

    Aspecto da Mente

    • Inteligência: Este atributo retrata a capacidade de raciocínio do seu personagem, a capacidade de resolver problemas através de um método racional e sistemático de pensamento interiorizado. Inteligência é um atributo que geralmente é rolado para determinar o sucesso do personagem em uma atividade que envolve raciocínio, e rolagens de Inteligência podem ser pedidas pelo jogador para ver se o personagem consegue pensar em formas de resolver um problema que o jogador não necessariamente consiga ver com clareza. Não é necessário rolar Inteligência para que o personagem consiga elaborar um plano ou concluir algo que o jogador já conseguiu por conta própria.

    • Percepção: Este atributo reflete o quanto ele é capaz e abituado a observar e distinguir detalhes no ambiente a sua volta, se ele souber o que está procurando. Percepção é um atributo rolado geralmente para notar e diferenciar características ou mudanças no ambiente, que para muitos seriam sutis ou imperceptíveis. Um jogador pode causar uma rolagem de Percepção durante a sessão, que pode ou não ser combinada com uma habilidade relevante, para perceber detalhes específicos em algo.

    • Determinação: Este atributo representa a capacidade do seu personagem de controlar os seus impulsos emocionais, ou usá-los ao seu favor. Interiorizada através da disciplina ou simplesmente sendo fruto de uma força de vontade interna fenomenal, rolagens de Determinação permitem que o personagem resista concentrado no seu propósito apesar de condições adversas, ignorando ou controlando os seus impulsos e instintos mais primais. Rolagens desse atributo também podem ser necessárias para conjurar certos feitiços que estão ligados à sua força de vontade ou estado emocional, e em situações especiais, a critério do narrador.

    • Memória: Este atributo reflete a capacidade do seu personagem de se recordar de fatos e detalhes da experiência dele no passado. Assim como Inteligência, rolagens de Memória podem ser causadas por ações do personagem ou pedidas pelo narrador para tentar se recordar de algo que ele tenha experimentado, mas que o próprio jogador não se lembra ou não estava presente, para que o narrador forneça informações ou dicas baseadas nesses critérios, para ajudá-lo. Não é necessário rolar dados de Memória para cada fato que o personagem for tentar lembrar, mesmo se o jogador já se lembrar do que ele está tentando se lembrar, a não ser em casos excepcionais (como perda total ou parcial de memória). Normalmente, o jogador pode simplesmente agir como se o seu personagem já se lembrasse dessas informações, se o jogador quiser.

    Aspecto do Corpo

    • Força: Este atributo representa a força física do seu personagem, para os padrões da raça dele. Sua Força determina a sua capacidade de mover objetos pesados e o impacto dos seus golpes, aumentando o limite do que um ser da sua raça é capaz de realizar através da força bruta. Rolagens de Força são necessárias para algumas ações específicas dentro de combate, mas também fora dele, a critério do narrador. A estatística de Potencial de Força dos Golpes (PFG) também é calculada com base no seu nível de Força e na sua raça e tamanho.

    • Destreza: Este atributo retrata a precisão de movimentos e aptidão no uso dos membros do seu personagem. Embora algumas habilidades tenham uma utilidade similar à destreza, a diferença reside principalmente no fato de que Destreza representa as capacidades intuitivas do seu personagem de realizar essas ações, não na técnica. Essa interiorização geralmente é fruto do treinamento constante e da prática, até que esses movimentos se tornam quase instintivos. Rolagens de Destreza são exigidas para algumas ações dentro de combate, mas também fora dele, a critério do narrador.

    • Vigor: Este atributo reflete a resistência corporal e tenacidade do seu personagem, assim como a sua capacidade de suportar efeitos extenuantes e debilitantes sobre o seu corpo. Seu nível em Vigor é essencial para calcular as estatísticas de Pontos Vitais e de Stamina do seu personagem. Rolagens de vigor são pedidas pelo narrador para ver quão bem o seu corpo lida com envenenamento, com doenças, com ferimentos graves ou com a exaustão.

    • Reflexos: Este atributo representa quão ágeis e eficazes são os reflexos do seu personagem. Rolagens de reflexos geralmente são pedidas pelo narrador para determinar como um personagem lida com ser surpreendido por um golpe ou movimento, e pode ser fundamental durante o combate.

    Aspecto da Alma

    • Presença: Este atributo reflete a capacidade do seu personagem de chamar atenção, seja através do seu tamanho, características físicas, voz, personalidade, ou o que seja. Este atributo pode ter bonificações ou reduções dependendo do ambiente (um demônio em sua forma natural obviamente vai chamar muito mais atenção que um humano em uma cidade humana, mesmo que não seja particularmente carismático ou imponente para os padrões da sua raça). Este atributo pode ser rolado para uma miríade de ações, mas um dos usos mais comuns é para passar uma imagem e chamar a atenção de uma audiência durante um discurso ou outra ocasião social, nesse caso rolado junto com as habilidades utilizadas relevantes.

    • Expressão: Este atributo retrata a capacidade interna do seu personagem de se comunicar e expressar as suas ideias e sentimentos com clareza. Embora algumas formas notórias de expressão tenham habilidades dedicadas a isso, o atributo Expressão geralmente reflete capacidades mais básicas e pessoais de se expressar através de uma linguagem e ser compreendido. Personagens gagos ou de raciocínio confuso podem ter reduções em Expressão, por exemplo, mas não necessariamente nas habilidades relacionadas.

    • Charme: Este atributo representa a capacidade do seu personagem de parecer atraente aos demais, seja por ter uma aparência que se adequa ou revoluciona os padrões de beleza do seu meio, seja por ter uma personalidade cativante para a maioria dos que gozam da sua presença. Rolagens de Charme geralmente são pedidas pelo narrador em situações onde a imagem ou a sua personalidade pode ter um efeito nos indivíduos envolvidos em uma situação, mas frequentemente também podem ser feitas como consequência da ação voluntária de um jogador, principalmente combinadas a Sedução, Socialização e Persuasão.

    • Criatividade: Este atributo representa a inventividade do seu personagem, a sua capacidade de criar propostas e soluções incovencionais para lidar com qualquer tipo de desafio. Assim como Inteligência e Memória, o atributo de Criatividade pode ser utilizado através de rolagens para que o narrador ofereça dicas de soluções para problemas, como se fossem pensamentos ou ideias do próprio personagem. Enquanto Inteligência se concentra sobre a análise e proposição de formas racionais de lidar com aquele problema, e Memória te oferece ajuda com base em se recordar de detalhes que o seu personagem já vivenciou, mesmo que o jogador não consiga se recordar bem, rolagens de Criatividade oferecem ao seu personagem a possibilidade de chegar a invenções e soluções criativas e inusitadas para lidar com um problema, mesmo que fuja ao senso comum. Rolagens de Criatividade também podem ser pedidas combinadas a outras habilidades em tentativas de realizar uma invenção ou descoberta, ou de resolver problemas cotidianos de uma forma não convencional.


    Habilidades

    Aspecto da Mente

    • Estratégia: Esta habilidade representa o seu conhecimento sobre estratégias militares no comando de exércitos, assim como a sua habilidade em executá-las e identificá-las. Atributos Relacionados: Inteligência, Memória, Percepção e Criatividade.

    • Magia: Esta habilidade representa o seu conhecimento sobre as diferentes formas de magia e os seus usos, assim como a habilidade de usá-las na prática. As especializações de Magia retratam diferentes escolas de magia, e permitem que seu personagem saiba sobre e saiba executar certos feitiços mais especializados. Atributos Relacionados: Inteligência, Memória, Percepção, Determinação e Criatividade.

    • Ofício: Uma habilidade que abarca todas as habilidades e conhecimentos mais específicos de várias profissões, geralmente envolvendo trabalho manual especializado. Cada especialização de Ofício retrata uma profissão diferente. Atributos Relacionados: Depende do Ofício. Consulte o Sistema de Ofícios e Línguas.

    • Ciência: Enquanto Magia reflete a sua compreensão de fenômenos mágicos, Ciência reflete a sua compreensão do resto do mundo natural. Naturalmente, as ciências são muitas, e algumas são retratadas em outras habilidades próprias. As especializações de Ciência retratam as outras áreas de conhecimento na qual um personagem pode se especializar. Atributos Relacionados: Depende da Especialização almejada. Consulte o Narrador.

    • Geografia: Esta habilidade não te permite apenas saber melhor sobre as características geográficas de zonas específicas, mas dá acesso a vários conhecimentos que ajudam o personagem a se localizar, localizar outras pessoas ou mesmo a identificar certas características em um terreno. Mesmo o conhecimento sobre o terreno e a região por indivíduos não educados são considerados Geografia. As especializações de Geografia refletem o conhecimento específico sobre diferentes regiões, as formas de analisar o terreno ou a criação e uso de ferramentas que ajudem na localização ou na análise de terrenos. Atributos Relacionados: Inteligência, Memória, Percepção e Destreza.

    • Rituais: Esta habilidade genérica serve para retratar um conhecimento mais especializado sobre rituais, que podem ter efeitos mágicos ou não. Alguns rituais foram deixados pelos deuses para os seus seguidores. Enquanto alguns tem utilidade principalmente simbólica e social, essenciais na vida de uma comunidade, outros produzem efeitos mágicos, utilizando diferentes fontes de poder. Existem também múltiplas formas de magia e conjuração que usam rituais, inclusive algumas artes mágicas que são consideradas ocultismo e mal-vistas em muitos lugares, como necromancia e evocação de demônios. Todos esses tipos de conhecimento e habilidades podem ser considerados especializações de Rituais. Atributos Relacionados: Inteligência, Determinação, Memória, Percepção, Destreza, Expressão e Presença.

    • Administração: Esta habilidade engloba o conhecimento do seu personagem sobre administração governamental ou de negócios particulares, assim como a sua experiência no gerenciamento dessas empresas. Cada especialização de Administração retrata um tipo de atividade na administração pública ou privada, na qual o personagem pode ser especializado. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Presença, Expressão, Charme e Criatividade.

    • História: Esta habilidade retrata o conhecimento do seu personagem sobre a história, as tradições e o passado de um ou mais povos. Cada especialização geralmente reflete o seu conhecimento sobre a história de um povo específico, ou de um aspecto da história de um povo. Atributos Relacionados: Inteligência, Memória, Percepção e Expressão.

    • Línguas: Esta habilidade mostra quantas línguas o seu personagem conhece, mesmo que superficialmente. Esta habilidade funciona de forma parecida com Ofício, já que cada especialização pode ter seus próprios níveis internos. É possível aumentar o seu nível de proeficiência em cada língua gastando xp na criação do personagem. Todo personagem começa fluente na sua língua mãe mesmo sem investir nenhuma xp nessa habilidade ou no nível de fluência em uma língua. Atributos Relacionados: Inteligência, Memória, Determinação, Percepção, Expressão, Criatividade e Presença.

    Aspecto do Corpo

    • Atletismo: Esta habilidade reflete o treinamento do seu personagem em atividades relacionadas ao condicionamento físico. Esta habilidade pode ser rolada tanto dentro de combate quanto fora, para qualquer ação que exija prática em condicionamento físico. As especialidades de Atletismo retratam formas especiais de treinamento, assim como diferentes funções e habilidades para as quais você pode treinar o seu corpo a se acostumar. Atributos Relacionados: Determinação, Força, Destreza e Vigor.

    • Agilidade: Esta habilidade reflete o treinamento que o seu personagem possui em realizar movimentos ágeis e precisos com o corpo, e pode ser associada a uma forma de dança ou arte marcial também. As especializações desta habilidade podem envolver diferentes conjuntos de acrobacias ou uma modalidade de treinamento específica que se concentra sobre essas capacidades, podendo ter utilidade inclusive em combate, para esquiva e diferentes tipos de golpes. Atributos Relacionados: Percepção, Destreza, Reflexos, Charme e Vigor.

    • Briga: Esta habilidade retrata o treinamento que o seu personagem tem em lutar com nada além do seu próprio corpo. Existem várias modalidades de luta desarmada no mundo inteiro, e a possibilidade de criar novas modalidades. Todas elas são possíveis especializações para esta habilidade. Atributos Relacionados: Determinação, Força, Destreza, Reflexos e Vigor.

    • Condução: Esta habilidade representa o treinamento do seu personagem na montaria de diferentes tipos de animais de montaria, assim como a sua habilidade em realizar manobras de montaria e em lutar montado. Ela também pode representar a habilidade do seu personagem em conduzir certos tipos de veículos. Para criaturas fisicamente incapazes de montar a maioria dos animais, como os centauros, esta habilidade ainda é útil para realizar manobras de combate similares às de cavalaria. As especializações desta habilidade tratam dos diferentes tipos de criaturas de montaria nas quais o personagem pode se especializar, assim como diferentes tipos de manobras que ele tem treinamento para realizar. O mesmo vale para veículos. Geralmente é necessário ter especialização na montaria ou veículo utilizado para utilizá-lo apropriadamente. Atributos Relacionados*: Determinação, Presença, Destreza, Reflexos e Vigor.

      *Os atributos relacionados podem ser levemente diferentes se esta habilidade não for usada para conduzir animais ou monstros. Consulte um narrador se for o caso.

    • Precisão: Esta habilidade retrata o treinamento do seu personagem em mirar e acertar alvos a distância com projéteis, assim como o seu treinamento no uso de diferentes tipos de armas capazes de atirar projéteis a distância, como arcos, bestas e lanças de arremesso. As especializações de Precisão retratam as armas ou estilos de combate nas quais você se especializa nessas áreas. Geralmente é necessário ter especialização em uma arma para poder usá-la apropriadamente em combate. Atributos Relacionados: Percepção, Destreza, Reflexos, Força e Vigor.

    • Furto: Esta habilidade reflete o treinamento do seu personagem em surrupiar objetos discretamente, sem ser notado, em vários tipos de circunstâncias. Além disso, ela também pode refletir a sua experiência em destrancar fechaduras e outras habilidades manuais comuns ao ofício de um ladrão. As especializações dessa habilidade retratam exatamente as habilidades manuais nas quais um ladrão pode se especializar. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Destreza, Reflexos e Criatividade.

    • Furtividade: Esta habilidade retrata a capacidade do seu personagem de ser discreto, se misturar ao meio, se disfarçar, não chamar atenção ou fazer barulho, assim como disfarçar outras pessoas e objetos rente ao seu corpo. As especializações desta habilidade retratam exatamente às várias formas de disfarce e subterfúgio na qual um personagem pode se especializar para ajudá-lo a não ser notado. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Determinação, Destreza, Reflexos e Criatividade.

    • Sobrevivência: Esta habilidade retrata as várias habilidades primárias que o seu personagem pode ter desenvolvido para sobreviver em uma ou várias regiões selvagens e hostis. As especializações desta habilidade podem incluir a fabricação de ferramentas improvisadas para auxiliar nas suas chances de sobrevivência, como armadilhas e armas improvisadas, assim como em técnicas básicas para encontrar meios de subsistência em regiões incivilizadas, e preservá-los e utilizá-los com eficiência. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Determinação, Força, Destreza, Vigor, Reflexos e Criatividade.

    • Armas: Esta habilidade representa o conhecimento, treinamento e domínio do seu personagem sobre o uso de diferentes tipos de armas em combate corpo-a-corpo, assim como diferentes objetos que podem ser utilizados como armas. Essa habilidade frequentemente é rolada em combate se o seu personagem estiver usando armas corpo-a-corpo, e as suas especializações retratam os diferentes tipos de armas e as diferentes técnicas de como usar essas armas nas quais seu personagem é especializado. Atributos Relacionados: Percepção, Força, Destreza, Vigor, Reflexos e Criatividade.

    Aspecto da Alma

    • Afinidade Animal: Esta habilidade reflete a capacidade do seu personagem de criar uma ligação com outros animais, domesticá-los, treiná-los e transformá-los em animais de companhia. As especializações desta habilidade se concentram sobre o trato de diferentes tipos de animais, e para que tipo de atividade complexa seu personagem é habituado a treinar os animais a fazerem. Atributos Relacionados: Percepção, Determinação, Presença, Expressão e Charme.

    • Empatia: Esta habilidade representa a capacidade do seu personagem de compreender a forma como outros indivíduos se sentem e pensam, de enxergar uma conexão com eles e conseguir se colocar no lugar deles. Essa habilidade pode ser utilizada de múltiplas formas, desde aumentar as suas chances de criar uma imagem positiva e mudar a opinião de completos estranhos sobre você, enxergando e apelando para as questões mais próximas dos seus corações e realidades, até entender o que uma pessoa está sentindo a partir da sua linguagem corporal. Todas as áreas relacionadas a essas questões podem ser especializações de Empatia. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Expressão e Charme.

    • Artes: Esta habilidade representa a maestria do seu personagem em uma ou várias formas de expressão artística. As especializações de Artes são as várias formas de expressão artística que existem nas culturas de Guilenor, e as suas subdivisões e estilos específicos, além das que podem ser criadas. Atributos Relacionados: Criatividade, Expressão, Presença, Charme, Destreza, Percepção e Determinação.

    • Intimidação: Esta habilidade retrata a experiência do seu personagem em causar medo em outros indivíduos para convencê-los a fazer aquilo que você deseja que eles façam. Existem múltiplas formas e táticas de causar medo em um alvo, e as especializações de Intimidação refletem todas essas formas. Atributos Relacionados: Presença, Expressão, Determinação, Força, Vigor, Percepção, Inteligência e Criatividade.

    • Persuasão: Esta habilidade retrata a prática e conhecimento que o seu personagem tem em usar palavras, argumentos e táticas de persuasão bem-posicionadas para convencer outros indivíduos a fazer o que você quer que eles façam. As especializações de Persuasão geralmente envolvem diferentes técnicas retóricas para convencer seu alvo a seguir determinado curso de ação e decisão. Atributos Relacionados: Expressão, Charme, Inteligência, Percepção e Criatividade.

    • Socialização: Enquanto Persuasão se especializa em técnicas de convencimento em conversas privadas e com poucas pessoas envolvidas, Socialização se concentra sobre a forma do seu personagem de se portar em eventos sociais, interagindo com múltiplas pessoas, e a sua capacidade de passar uma imagem ou impressão específica a esse público. Especializações de Socialização geralmente são relacionadas a diferentes formas de etiqueta, e a diferentes formas de interagir com tipos específicos de público, como discursos ou festas, por exemplo. Atributos Relacionados: Expressão, Charme, Presença, Inteligência, Percepção, Memória e Criatividade.

    • Conhecimento das Ruas: Esta habilidade reflete o conhecimento do seu personagem sobre o que está sendo dito nas ruas ou no "submundo", nos setores menos respeitáveis da sociedade de um lugar específico. Ela também reflete o conhecimento e experiência do seu personagem sobre como funcionam as interações e a realidade desse submundo, assim como as pessoas-chave e organizações clandestinas que ele conhece que operam nesses espaços. As especializações nesta habilidade refletem justamente o conhecimento sobre diferentes "submundos" e ramos de atividade criminosa ou pouco respeitáveis de diferentes cidades ou lugares. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Memória, Presença, Expressão e Charme.

    • Manipulação: Esta habilidade retrata a experiência e maestria do seu personagem em mentir, ocultar suas emoções e manipular as emoções e pensamentos de um alvo para que ele acredite em algo ou tome uma decisão específica. Embora seja similar a Persuasão, Sedução, Empatia e Socialização em alguns casos, Manipulação sempre será pedida pelo narrador quando o personagem estiver tentando mascarar ou esconder algo em uma interação social que poderia ficar aparente através de alguns sinais em pessoas que não são habituadas ou treinadas para mentir ou atuar em um determinado papel não espontâneo. As especializações desta habilidade sempre retratam diferentes táticas de manipulação ou ocultação sociais. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Expressão, Charme e Criatividade.

    • Sedução: Esta habilidade reflete a capacidade do seu personagem em atiçar e atrair o interesse romântico ou sensual de um ou mais alvos em uma interação social. Embora obviamente existam limites de quanto você é capaz de atrair o interesse de qualquer um, dependendo das suas preferências ou limitações internas, quando essa habilidade funcionar, ela pode aumentar significativamente as suas chances de convencer um alvo a seguir determinado curso de ação. As especializações de Sedução refletem não apenas as diferentes táticas que podem ser utilizadas para seduzir e manter o interesse de um alvo, como também as diferentes formas de manipulação e convencimento que podem ser usadas como consequência de uma tentativa de sedução bem-sucedida. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Destreza, Vigor, Presença, Expressão, Charme.
    Lucas
    Lucas


    Mensagens : 112
    Data de inscrição : 11/12/2017
    Idade : 28
    Localização : No Sul

    Atributos, Habilidades e Especializações Empty Especializações

    Mensagem por Lucas Qui Ago 27, 2020 7:10 am

    Especializações

    Especializações são áreas de concentração e especialidade da personagem, dentro do âmbito de uma habilidade específica.

    Algumas especializações são pré-requisitos importantes para algumas atividades. Por exemplo, se o seu personagem não tiver uma especialização em uma arma ou tipo de magia que está usando, rolagens com essa arma ou com esse tipo de magia podem ser feitas com desvantagem ou redutores, e os fracassos nessas rolagens podem ser mais danosos ao usuário.

    Especializações permitem que o jogador role rerolls para as rolagens primárias de habilidades ou atributos, quando estiver usando a especialização em questão para tentar dar vantagens na rolagem. É sempre o narrador que decide quando um atributo, habilidade ou especialização se aplica a uma rolagem, mas o jogador sempre é bem-vindo para perguntar se algum recurso que ele tem não se aplicaria na rolagem, e tentar justificar o seu ponto de vista, para convencer o narrador.

    Vale lembrar que as especializações listadas abaixo são apenas sugestões genéricas de que tipo de especialização você pode pegar, funcionam como modelos. Os jogadores sempre tem a liberdade de sugerir uma especialização nova, e após a aprovação de um narrador, ela é adicionada ao sistema e pode ser adicionada à ficha.

    Lista de Especializações:

    Aspecto da Mente

    Estratégia:

    1. Guerrilha
    2. Táticas Navais
    3. Movimentação de Tropas
    4. Táticas Aéreas
    5. Cerco e Sítio
    6. Logística
    7. Táticas de Batalhas Campais
    8. Táticas de Combate Cerrado
    9. Táticas para Pequenas Unidades
    10. Uso de Terreno

    Magia:

    1. Magia Elemental do Ar
    2. Magia Elemental da Água
    3. Magia Elemental da Terra
    4. Magia Elemental do Fogo
    5. Magia Mental
    6. Magia Corporal
    7. Teletransporte
    8. Transmutação
    9. Telecinese
    10. Magia da Natureza
    11. Manipulação de Anima
    12. Magia Miásmica (Esquecida)
    13. Magia das Sombras (Esquecida)
    14. Magia de Sangue (Esquecida)
    15. Magia Congelante (Esquecida)
    16. Magia de Luz (Icyenica/Élfica)
    17. Magia de Raios (Icyenica/Aviansie)
    18. Astromancia (Fae/Lunar)
    19. Ilusionismo (Élfico/Gnômico)
    20. Magia Dimensional (Altamente Experimental)

    Ofício:

    1. Fazendeiro
    2. Caçador
    3. Pescador
    4. Minerador
    5. Lenhador
    6. Carvoeiro
    7. Marinheiro
    8. Ferreiro
    9. Tintureiro
    10. Alfaiate
    11. Curtidor
    12. Carpinteiro
    13. Oleiro
    14. Vidraceiro
    15. Artesão
    16. Joalheiro
    17. Pedreiro
    18. Cozinheiro
    19. Escriba
    20. Trabalho com Máquinas (Tipo)
    21. Encantamento
    22. Alquimia
    23. Medicina de Campo

    Ciência:

    1. Filosofia
    2. Jurisprudência
    3. Filologia
    4. Arqueologia
    5. Taxonomia
    6. Botânica
    7. Medicina
    8. Veterinária
    9. Astrologia
    10. Matemática
    11. Arquitetura
    12. Engenharia
    13. Balística

    Geografia:

    1. Cartografia
    2. Criação e Uso de Instrumentos Especializados
    3. Técnicas de Localização (Marítimas OU Terrestres)
    4. Geografia de Misthalin
    5. Geografia de Asgarnia
    6. Geografia de Kandarin
    7. Geografia do Kharid
    8. Geografia das Terras Fremennik
    9. Geografia de Karamja
    10. Geografia de Wushanko
    11. Geografia das Terras Selvagens
    12. Geografia de Moritânia
    13. Geografia de Tirannwn
    14. Geografia das Colinas Feldip
    15. Geografia de Trollheim
    16. Geografia Subterrânea (Anões, Dorgeshuun, Gnomos de Arposandra, TzHarr, TokHarr ou Skavid)
    17. Geografia de Zanaris
    18. Geografia de (insira o nome da ilha, arquipélago, mundo ou região aqui)

    Rituais:

    1. Rituais Simbólicos (insira a cultura aqui)
    2. Rituais Sagrados (insira a religião ou forma de espiritualidade aqui)
    3. Rituais Mágicos Amplificadores (insira a cultura aqui)
    4. Glifos e Marcas Mágicas
    5. Maldições (insira a religião ou forma de espiritualidade aqui)
    6. Criação de Talismãs
    7. Adivinhação* (insira o tipo de adivinhação aqui)
    8. Mediunidade
    9. Conjuração Demoníaca
    10. Necromancia
    11. Evocação


    *Rolagens de Adivinhação só surtem efeitos práticos caso o conjurador pertença a uma linhagem de videntes ou adquira o dom da vidência de alguma forma. Caso contrário, mostra simplesmente o conhecimento sobre os rituais e práticas de outros adivinhos, o que diminui as suas chances de ser revelado como um charlatão.

    Administração:

    1. Finanças e Contabilidade
    2. Administração de Lojas e Serviços (insira o tipo de loja ou serviço aqui)
    3. Burocracia Governamental (insira a sua especialidade aqui)
    4. Fisco e Controle de Estoques
    5. Gerenciamento de Mão de Obra
    6. Parcerias, Contratos e Fornecedores
    7. Divulgação
    8. Táticas de Concorrência
    9. Investimentos e Empréstimos
    10. Comércio de Longa Distância
    11. Especulação Financeira

    História:

    1. Crítica de Fontes
    2. Historiografia e Interpretação
    3. História de (insira um aspecto de uma sociedade do passado a ser estudado aqui)
    4. História de (insira um reino humano guilenoriano aqui: Misthalin, Asgarnia, Kandarin, Kharid, Wushanko OU dos Fremennik)
    5. História dos Elfos
    6. História dos Anões
    7. História dos Gnomos
    8. História das Fae
    9. História de Moritânia
    10. História dos (insira um povo Bandosiano aqui: Goblins, Hobgoblins, Ogros, Trolls, Cíclopes, Orks, etc.) (Quase Esquecida)
    11. História da Guerra dos Deuses (Quase Esquecida)
    12. História dos Icyenes (Esquecida)
    13. História do Império Zarosiano (Esquecida)
    14. História de Infernus (Esquecida)
    15. História dos Aviansie (Esquecida)
    16. História de (insira um outro povo ou mundo aqui)

    Línguas:

    1. Língua Comum*
    2. Línguas e Dialetos Humanos (escolha um e um subgrupo para se especializar)
    3. Gnômico (Antigo OU Moderno)
    4. Élfico
    5. Língua dos Anões (Antiga OU Moderna)
    6. Infernal
    7. Aviansie
    8. Icyenica
    9. Biuskaan (Antigo OU um dialeto de um povo bandosiano moderno)
    10. Língua (insira o nome de um povo ou cultura única aqui)


    *Usada para o comércio e relações internacionais em Guilenor desde o início da Quinta Era. Todos os personagens criados nas principais civilizações de Guilenor começam pelo menos no nível básico de fluência nessa língua.

    Aspecto do Corpo

    Atletismo:

    1. Marcha
    2. Corrida
    3. Corrida de Obstáculos
    4. Treinamento Muscular
    5. Alpinismo
    6. Nado e Mergulho
    7. Fôlego
    8. Salto
    9. Arremesso Pesado
    10. (insira aqui um tipo de condicionamento físico, esporte ou arte marcial que aperfeiçoe técnicas específicas envolvendo Atletismo)

    Agilidade:

    1. Acrobacias
    2. Equilíbrio
    3. Parkour
    4. Flexibilidade
    5. Esquiva
    6. (insira aqui um tipo de dança, arte marcial ou esporte que aperfeiçoe técnicas específicas envolvendo Agilidade)

    Briga:

    1. Luta de Cavaleiro
    2. Arte Marcial Wushankosi (escolha uma)
    3. Arte Marcial Kharidiana (escolha uma)
    4. Arte Marcial Karamji (escolha uma)
    5. Luta Fremennik
    6. Kyzajari (Luta Livre Bandosiana)
    7. Técnicas de Luta de Chão
    8. Luta Suja
    9. Defesa Pessoal
    10. Arte Marcial Especial (escolha uma)

    Condução:

    1. Montaria* (insira o tipo de criatura de montaria aqui)
    2. Manobras de Combate com Montaria
    3. Táticas de Torneio
    4. Equilíbrio de Montaria
    5. Controle de Montaria
    6. Condução de Veículo (insira o tipo de veículo aqui)
    7. Táticas de Bombardeio (apenas para certos veículos e montarias aéreas)
    8. Táticas de Interceptação (apenas para certos veículos e montarias aéreas)
    9. Táticas Evasivas (apenas para certos veículos e montarias aéreas)

    *Consulte o narrador antes de decidir para verificar a possibilidade e os pré-requisitos para montar uma criatura.

    Precisão:

    1. Mira a Longa Distância
    2. Mira Rápida
    3. Disparos Múltiplos
    4. Arcos Longos
    5. Arcos Curtos
    6. Bestas
    7. Bestas Pesadas
    8. Arremesso (insira o tipo de arma de arremesso na qual se especializa aqui)
    9. Armas de Fogo (insira o tipo de arma de fogo aqui)
    10. Projéteis Mágicos Livres

    Furto:

    1. Dedos Ligeiros
    2. Furto de Objetos Pesados
    3. Destrancar Fechaduras
    4. Arrombamento
    5. Desarmação de Armadilhas Mecânicas
    6. Desarmação de Armadilhas Mágicas
    7. Identificar Armadilhas
    8. Identificar Valor
    9. Falsificar Moeda
    10. Falsificar Objeto de Valor

    Furtividade:

    1. Ocultar nas Sombras
    2. Disfarces
    3. Distrações
    4. Improviso Discreto
    5. Disfarçar Objetos
    6. Eliminar Vestígios
    7. Assassinatos
    8. Ocultar em Multidões
    9. Esconder Objetos
    10. (insira uma tática furtiva ou um tipo de treinamento especial aqui)

    Sobrevivência:

    1. Identificação e Coleta de Alimentos (bioma de especialização)
    2. Caça e Pesca Rudimentar (bioma de especialização)
    3. Técnicas Rudimentares de Localização (terreno de especialização)
    4. Criação Rudimentar de Abrigo (terreno de especialização)
    5. Rastreamento (terreno de especialização)
    6. Primeiros Socorros
    7. Identificação de Criaturas e Plantas Perigosas (bioma de especialização)
    8. Adaptação ao Ambiente (ambiente de especialização)
    9. Criação de Ferramentas Rudimentares
    10. Técnicas Rudimentares para Obter Água Potável (ambiente de especialização)

    Armas:

    1. Espadas Retas
    2. Espadas Curvadas
    3. Espadas Curtas
    4. Armas Pequenas
    5. Espadas de Duas Mãos
    6. Maças, Martelos e Clavas
    7. Maças, Martelos e Clavas de Duas Mãos
    8. Manguais
    9. Machados
    10. Machados de Duas Mãos
    11. Armas de Haste
    12. (insira aqui um novo tipo de arma)

    Aspecto da Alma

    Afinidade Animal:

    1. Domar (tipo de animal ou monstro)
    2. Treinar (tipo de animal ou monstro)
    3. Alimentação (tipo de animal ou monstro)
    4. Tratar (tipo de animal ou monstro)
    5. Criar Elo
    6. Comunicação (apenas para quem tem certos poderes mágicos ou um dom, geralmente com apenas um tipo de animal ou monstro)
    7. Acalmar (tipo de animal ou monstro)
    8. Lidar com Bestas Selvagens
    9. Lidar com Monstruosidades
    10. Atiçar (tipo de animal ou monstro)

    Empatia:

    1. Identificar Emoções
    2. Ganhar Confiança
    3. Compartilhar Sensibilidade
    4. Incitar Emoção
    5. Sugestão
    6. Consolar
    7. Criar Ligação Afetiva
    8. Evocar Emoções
    9. Projetar Espontaneidade

    Artes:

    1. Instrumento Musical (escolha um)
    2. Canto (escolha um tipo)
    3. Dança Artística (escolha um tipo)
    4. Desenho (escolha uma técnica)
    5. Literatura (escolha um estilo literário)
    6. Teatro (escolha um estilo de dramaturgia)
    7. Pintura (escolha uma técnica ou estilo)
    8. Poesia (escolha um estilo)
    9. (insira aqui uma outra forma de arte a sua escolha)

    Intimidação:

    1. Intimidar com Tamanho ou Força
    2. Intimidar com Reputação ou Status
    3. Intimidar com Loucura
    4. Projetar Autoridade
    5. Ameaçar Retaliação
    6. Tortura
    7. Chantagem
    8. Constrangimento
    9. Infernizar
    10. Aterrorizar
    11. Provocação

    Persuasão:

    1. Argumentação
    2. Eloquência
    3. Língua Afiada
    4. Humor
    5. Projetar Confiança
    6. Comparações
    7. Barganha
    8. Tranquilizar
    9. Desmoralizar
    10. Melhorar a Imagem
    11. Negociação Diplomática

    Socialização:

    1. Etiqueta (cultura de especialização)
    2. Aparência (cultura de especialização)
    3. Apresentação (cultura de especialização)
    4. Conversação
    5. Retórica
    6. Oratória (cultura de especialização)
    7. Análise de Ambiente Social (ambiente de especialização)
    8. Decoro Diplomático (cultura de especialização)
    9. Encantar Pessoas
    10. Simpatia
    11. Projetar Liderança
    12. Inspirar Soldados

    Conhecimento das Ruas:

    1. Contrabando (atividade de especialização)
    2. Facções Criminosas (região de especialização)
    3. Pessoas-Chave (região de especialização)
    4. Rumores
    5. Maneirismos (região de especialização)
    6. Adulteração de Produtos (atividade de especialização)
    7. Mercado Negro (região de especialização)
    8. Prostituição
    9. Mercado de Escravos
    10. Falsificação

    Manipulação:

    1. Mentir e Omitir
    2. Insinuação
    3. Atuar e Simular Emoções
    4. Blefar
    5. Desconversar
    6. Incriminar
    7. Manipulação Emocional
    8. Exagerar Ameaça
    9. Minimizar Ameaça
    10. Difamar
    11. Propaganda
    12. Redes de Mentiras

    Sedução:

    1. Instigar
    2. Contato Visual
    3. Jogos do Amor
    4. Tentação Proibida
    5. Romantismo
    6. Arte do Prazer
    7. Conversa de Travesseiro
    8. Criar Devoção
    9. Mensagens Subliminares
    10. Alimentar Amor Platônico

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 11:55 am